Empresa

organograma

Fundada em 1982 como sociedade por quotas por Adriano Barbosa de Azevedo, origem do nome ABA Transportes, era nesta altura uma empresa familiar composta por dois veículos pesados. Dedicava-se sobretudo ao transporte de carga geral e de cereais, efetuando apenas serviço em território nacional, com a Alvará Nº 4766/82.

No ano de 1986 inicia-se uma grande mudança na ABA Transportes, que adquire as primeiras cisternas para o transporte de produtos pulverulentos, atividade principal da empresa nos dias de hoje. Um ano depois, após um aumento do capital social da empresa para 10,000,000$00 (Dez Milhões de Escudos), a ABA Transportes vê um crescimento significativo na sua estrutura o que lhe permitiu atingir novos mercados iniciando-se assim nos Transportes Internacionais. Em 1997 procede-se a um novo aumento do capital social da empresa para 50,000,000$00 (Cinquenta Milhões de Escudos), o qual se mantém até aos dias de hoje.

Após vários anos de expansão, o sucesso da empresa atraiu capitais estrangeiros o que levou a que o grupo espanhol Tâmega adquirisse a totalidade da empresa, passando esta a fazer parte daquele grupo, nunca perdendo no entanto a identidade inicial de “ABA Transportes”.
Após um avultado investimento numa infraestrutura de logística para produtos pulverulentos em 2010 e no sentido de seguir um novo plano de negócio, os antigos proprietários da ABA Transportes resolveram readquirir a empresa, processo que foi formalizado por escritura no ano de 2011. Dá-se neste ano início a um profundo processo de reestruturação da empresa.

Nos dias de hoje a empresa continua este processo de reestruturação, acompanhando o mercado em todas as suas vertentes. Iniciou este ano a implementação de um Sistema Integrado de Qualidade, que vai permitir obter as certificações ISO 9001 e SQAS. Assim a empresa espera poder crescer e atingir novos mercados alvo, sempre de forma sustentada e assente nos mais elevados padrões de qualidade.