POLÍTICA INTEGRADA
A ABA de acordo com a NP EN ISO 9001, SQAS, GMP + B4, NP EN ISO 14001, ISO 45001 e ISO
39001 estabelece o compromisso da melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão, como
contributo para um desenvolvimento sustentável da empresa.
Para isso, a ABA compromete-se a:
1. Executar o serviço garantindo a segurança (durante o transporte, a carga e descarga) dos
seus colaboradores e de todas as pessoas relacionadas e partes interessas com as suas
actividades, respeitando o meio ambiente, as boas práticas de preservação ambiental e os
recursos ambientais, com vista à preservação da poluição, as boas práticas de Segurança
e Saúde no Trabalho, Segurança Rodoviária, bem como salvaguardando a integridade dos
produtos contra perdas por destruição intencional ou roubo;
2. Planear e executar o serviço salvaguardando (Food and Feed Safty) segurança alimentar
para consumo humano e/ou animal através de um sistema HACCP e procedimentos do
GMP + FSA, de forma a avaliar e prevenir riscos, e garantir um produto inócuo ao consumidor;
3. Eliminar as mortes e feridos graves provenientes de acidentes rodoviários;
4. Satisfazer as necessidades dos clientes fornecendo-lhes serviços e soluções que
correspondam aos seus requisitos e às suas expectativas, de modo a estabelecer uma relação
de confiança e fidelidade com a ABA;
5. Cumprir com as suas obrigações de conformidade, identificadas, nomeadamente,
legislação, regulamentos, normas aplicáveis às suas actividades, bem como requisitos das
partes interessadas;
6. Promover a sensibilização e formação dos colaboradores para as suas obrigações
individuais e colectivas na actividade da ABA e no cumprimento dos requisitos de Ambiente,
Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança Alimentar e Segurança Rodoviária;
7. Promover a eficácia/produtvidade utilizando o Sistema Integrado de Gestão bem como
outras ferramentas de gestão, nomeadamente a gestão do risco, tendo em vista aumentar
o grau de cumprimento dos objectivos, legislação aplicável e produtividade entendida como
resultado obtido por unidade de recurso utilizado;
8. Desenvolver a sua actividade num ambiente competitivo, livre e justo. Temos tolerância
zero para qualquer situação de suborno, corrupção, conflito de interesses, fraude, lavagem
de dinheiro, práticas anti-competitivas ou outros benefícios indevidos contrários a esta
Política, às leis e regulamentos em vigor e aplicáveis, às normas do sector ou a quaisquer
outros códigos de ética aplicáveis nos países onde a ABA opera. Ética nos Negócios –
cumprindo rigorosamente, na e pela empresa, a legislação aplicável. A gerência da ABA
transportes são os primeiros e principais garantes do cumprimento das obrigações de
administradores;
9. Desenvolver a sua actividade de forma sustentável através da utilização racional de
energia, água, qualidade do ar e da reciclagem, respeitando o Ambiente bem como o
cumprimento dos direitos fundamentais humanos, condições de trabalho e respectivas
horas de trabalho, não discriminação, liberdade de associação e o cumprimento da
legislação em vigor no que respeita à idade mínima para o trabalho;
10. Consciencializar os trabalhadores quanto aos efeitos maléficos das drogas e álcool para
a saúde, para a segurança no trabalho, para o relacionamento interpessoal, para os
resultados da empresa;
11. Atender à saúde e bem estar dos colaboradores da empresa, eliminando ou reduzindo
os riscos associados aos riscos Segurança e Saúde do trabalho, tendo em conta o histórico e
atual da organização no que respeita Segurança e Saúde no Trabalho, com vista à
prevenção de lesões e doenças profissionais dos colaboradores;
12. Conduzir a empresa e o Sistema Integrado de Gestão assente na melhoria contínua,
na satisfação dos seus colaboradores, clientes e restantes partes interessadas, no seu todo,
e particularmente no que respeita à Segurança e Saúde no Trabalho, Qualidade, Ambiente,
Segurança Rodoviária, Segurança Alimentar, garantindo uma gestão eficaz e eficiente.
Coimbra, 25 de Fevereiro de 2019