Politica Integrada

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POLÍTICA INTEGRADA

A ABA de acordo com a NP EN ISO 9001, SQAS, GMP + B4, NP EN ISO 14001, ISO 45001 e ISO
39001 estabelece o compromisso da melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão, como
contributo para um desenvolvimento sustentável da empresa.

Para isso, a ABA compromete-se a:

1.  Executar o serviço garantindo  a  segurança  (durante o transporte,  a  carga  e  descarga) dos
seus  colaboradores  e  de  todas  as   pessoas  relacionadas   e  partes  interessas  com  as   suas
actividades, respeitando  o  meio  ambiente,  as  boas  práticas  de  preservação  ambiental  e  os
recursos  ambientais,   com  vista  à  preservação  da  poluição,  as  boas  práticas  de  Segurança
e Saúde  no Trabalho,  Segurança  Rodoviária,  bem  como  salvaguardando  a  integridade   dos
produtos contra perdas por destruição intencional ou roubo;

2.  Planear  e  executar  o  serviço  salvaguardando  (Food and Feed Safty)  segurança alimentar
para  consumo  humano  e/ou  animal  através  de  um  sistema   HACCP   e   procedimentos do
GMP + FSA, de forma a avaliar e prevenir riscos, e garantir um produto inócuo ao consumidor;

3.  Eliminar as mortes e feridos graves provenientes de acidentes rodoviários;

4.  Satisfazer     as   necessidades   dos   clientes    fornecendo-lhes   serviços   e   soluções   que
correspondam aos seus requisitos e às suas expectativas, de  modo a estabelecer  uma relação
de confiança e fidelidade com a ABA;

5.  Cumprir   com   as   suas   obrigações    de   conformidade,   identificadas,  nomeadamente,
legislação,  regulamentos,  normas  aplicáveis  às  suas  actividades,  bem como requisitos das
partes interessadas;

6.  Promover   a  sensibilização  e    formação   dos  colaboradores  para   as   suas  obrigações
individuais e colectivas na actividade da  ABA  e no cumprimento dos requisitos  de Ambiente,
Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança Alimentar e Segurança Rodoviária;

7.  Promover  a  eficácia/produtvidade  utilizando  o  Sistema  Integrado  de Gestão bem como
outras ferramentas de gestão, nomeadamente a gestão do risco,   tendo  em  vista  aumentar
o grau de cumprimento dos objectivos, legislação aplicável e produtividade entendida  como
resultado obtido por unidade de recurso utilizado;

8.  Desenvolver a sua actividade num  ambiente competitivo,  livre e justo.  Temos tolerância
zero  para  qualquer situação de  suborno, corrupção,  conflito de interesses, fraude, lavagem
de  dinheiro,  práticas  anti-competitivas  ou  outros  benefícios  indevidos  contrários  a  esta
Política,  às  leis  e  regulamentos  em  vigor e  aplicáveis, às normas do sector ou a quaisquer
outros  códigos  de  ética  aplicáveis  nos  países  onde  a  ABA   opera.  Ética  nos  Negócios –
cumprindo  rigorosamente,  na  e  pela empresa,  a  legislação aplicável. A gerência  da  ABA
transportes  são  os  primeiros  e  principais  garantes  do  cumprimento  das  obrigações  de
administradores;

9.  Desenvolver  a  sua  actividade  de  forma  sustentável  através  da  utilização racional de
energia,  água, qualidade  do  ar  e  da  reciclagem,  respeitando  o  Ambiente  bem  como o
cumprimento  dos  direitos fundamentais  humanos,  condições  de  trabalho  e  respectivas
horas  de  trabalho,   não  discriminação,   liberdade  de   associação  e   o  cumprimento  da
legislação em vigor no que respeita à idade mínima para o trabalho;

10.  Consciencializar os trabalhadores quanto aos efeitos maléficos das drogas e álcool para
a   saúde,  para   a  segurança  no  trabalho,  para   o  relacionamento  interpessoal,  para  os
resultados da empresa;

11.  Atender  à  saúde e  bem estar dos colaboradores da empresa, eliminando ou reduzindo
os riscos associados aos riscos Segurança e Saúde do trabalho, tendo em conta o histórico e
atual   da   organização   no   que  respeita    Segurança  e  Saúde  no  Trabalho,  com  vista  à
prevenção de lesões e doenças profissionais dos colaboradores;

12.  Conduzir  a  empresa e  o  Sistema Integrado de Gestão  assente  na  melhoria  contínua,
na satisfação  dos seus  colaboradores, clientes e  restantes partes interessadas, no seu todo,
e particularmente no que respeita  à Segurança e Saúde no Trabalho, Qualidade,  Ambiente,
Segurança Rodoviária, Segurança Alimentar, garantindo uma gestão eficaz e eficiente.

Coimbra, 25 de Fevereiro de 2019